A relevância do neuromarketing no turismo: revisão da literatura

  • Cristina Araújo Universidade de Aveiro
  • Elisabeth Kastenholz Universidade de Aveiro
  • Isabel Santos Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Neuromarketing, neurociências, neuroturismo, novas metodologias

Resumo

O comportamento e as decisões do ser humano são influenciadas pela parte racional mas também pela parte emocional do cérebro. Os métodos tradicionais de informação tal como os quantitativos (eg: inquérito por questionários) e os qualitativos (eg: inquéritos por entrevistas, focus group) podem não ser suficientes dado que as nossas emoções são muitas vezes inconscientes. Dado que a emoção está intimamente ligada a determinadas áreas no cérebro, técnicas que permitam conhecer este órgão fornecem dados mais precisos e objetivos para perceber esses comportamentos. O neuromarketing, ao estudar o cérebro, através das ferramentas da neurociência, pode ajudar a fornecer tais informações e contribuir para um conhecimento mais profundo e exato sobre os processos emocionais e cognitivos do turista. Este artigo realiza uma revisão da literatura sobre esta relação entre o neuromarketing e o turismo para perceber como e em que medida o neuromarketing tem sido estudado no campo do turismo. Pretende-se ainda fornecer informações sobre as lacunas de conhecimento nesta área bem como traçar caminhos para futuras pesquisas. Uma conclusão retirada desta revisão da literatura revela que a pesquisa centrada nesta temática ainda não está bem desenvolvida sendo necessário mais pesquisas empíricas sobre esta relação.

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Araújo, C., Kastenholz, E., & Santos, I. (2017). A relevância do neuromarketing no turismo: revisão da literatura. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 745-759. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.8781
Secção
Marketing do turismo