A usabilidade de um website de um destino turístico e os seus efeitos na procura: aproximação a um índice de satisfação digital

  • António José Silva Pina Universidade de Extremadura
  • José Manuel Hernández Mogollón Universidade de Extremadura
  • Ana María Campón-Cerro Universidade de Extremadura
Palavras-chave: Usabilidade, DMO, website, marketing do turismo

Resumo

É inquestionável atualmente a influência da internet na atividade turística sendo já reconhecida a existência de um mercado “digital” turístico. Todavia, é percetível que os destinos turísticos possuem níveis diferenciados de desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação. O objetivo deste estudo é determinar se, para além dos condicionalismos inerentes às condições tecnológicas, a usabilidade do site de uma Organização de Gestão de um Destino Turístico (DMO) pode influenciar a sua procura, e se existem diferentes níveis de satisfação digital. A partir de uma avaliação qualitativa e quantitativa, determinou-se a forma como podem ser ultrapassados os fatores que condicionam a usabilidade de um site ajustando-o às necessidades e anseios dos consumidores e propor recomendações que promovam a melhoria da usabilidade dos sites das organizações de gestão dos destinos turísticos e formas de melhorar a satisfação digital. Em resultado da investigação efetuada pode concluir-se, que na fase inicial de preparação da viagem ou férias existe influência da usabilidade do website na procura de um destino turístico. Concluiu-se ainda que a metodologia de cálculo do ISDDT, Índice de Satisfação Digital de um Destino Turístico, possibilitará através do benchmarking a melhoria na usabilidade dos websites e a definição de novas estratégias de marketing para o mercado digital.

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Silva Pina, A. J., Hernández Mogollón, J. M., & Campón-Cerro, A. M. (2017). A usabilidade de um website de um destino turístico e os seus efeitos na procura: aproximação a um índice de satisfação digital. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 733-744. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.8763
Secção
Marketing do turismo