A importância do marketing social no turismo: revisão da literatura

  • Cristina Araújo Universidades de Aveiro, Beira Interior e Minho
  • Elisabete Sampaio Sá Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho
Palavras-chave: Marketing social, turismo, turismo sustentável, alteração de comportamento

Resumo

O turismo é considerado um dos maiores fenómenos da era moderna, tendo um papel relevante no desenvolvimento dos destinos. Apesar dos seus efeitos positivos, o turismo tem também consequências nefastas quer a nível ambiental, quer sociocultural. Uma das causas para esta situação tem origem nos comportamentos insustentáveis dos principais stakeholders desta indústria. É, assim, crucial repensar estes comportamentos de forma a mitigar os seus efeitos, para que o turismo seja um veículo para o desenvolvimento sustentável dos territórios. O marketing social apresenta-se como um dos ramos do marketing capaz de contribuir para a alteração desses comportamentos. Este artigo apresenta uma revisão da literatura sobre a relação entre o marketing social e o turismo para explorar como e em que medida o marketing social tem sido estudado no campo do turismo e de que forma esta relação pode contribuir para reduzir os impactes negativos da atividade turística. Identificam-se, ainda lacunas de conhecimento nesta área bem como se traçam caminhos para futuras pesquisas.

 

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Araújo, C., & Sá, E. S. (2017). A importância do marketing social no turismo: revisão da literatura. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 713-731. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.8761
Secção
Marketing do turismo