A Comunicação de Portugal como destino de Surf: análise exploratória

  • Filipa Fernandes Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – Universidade de Lisboa
  • Raquel Ribeiro Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa
  • Ana Ferreira Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – Universidade de Lisboa
Palavras-chave: Comunicação, turismo de surf, Portugal

Resumo

O surf tem vindo a ganhar destaque na oferta do turismo Português. Em 2014, Portugal foi o destino mais procurado na internet mundial sobre surf, tendo sido considerado o país mais atrativo para a prática da modalidade. Neste artigo, pretende-se abordar a promoção internacional de Portugal enquanto destino de surf. O principal objetivo é identificar as fontes de informação e promoção turística sobre o surf em Portugal, para os surfistas estrangeiros. Para tal, foram entrevistados especialistas em turismo de surf, nomeadamente Gonçalo Cadilhe, autor de crónicas de surftrips, João Valente, diretor da revista especializada SurfPortugal e membros do Turismo de Portugal e da Câmara Municipal de Mafra. Foram ainda entrevistados de surfistas internacionais que se encontravam em Portugal durante o mês de Abril de 2015, de modo a compreender como conheceram Portugal enquanto destino de surf e que fatores contribuíram para a sua visita ao país. Os resultados mostram que a informação sobre surf segue um rumo particular dentro da comunidade surfista, muito devido ao modo como os próprios praticantes da modalidade “vivem” a sua cultura. As entidades promotoras deverão ter em consideração o papel estratégico que vários atores possam ter neste cenário (como revistas, websites ou guias especializados ou ainda a difusão online de competições internacionais da modalidade).

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Fernandes, F., Ribeiro, R., & Ferreira, A. (2017). A Comunicação de Portugal como destino de Surf: análise exploratória. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 703-712. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.8759
Secção
Marketing do turismo