Place Branding - Óbidos e os eventos culturais: estudo de caso sobre Óbidos Vila Natal e Festival do Chocolate

  • Inês Gascon Migueis Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa
  • Filipa Fernandes Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa
  • Raquel Barbosa Ribeiro Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa
Palavras-chave: Place branding, eventos, marca, comunicação, marketing turístico

Resumo

Desde 2002, a autarquia da vila de Óbidos tem vindo a apostar na promoção da vila como um destino turístico de atração nacional e internacional. De forma a compreender o destaque da vila no contexto turístico nacional e a sua afirmação como uma marca, o presente estudo centra-se na comunicação da vila de Óbidos e na aplicação estratégias de Place Branding. O trabalho analisa a forma como os eventos contribuem para a afirmação da vila como marca e a perceção dos seus visitantes acerca dos mesmos. Tem como objetivo identificar as estratégias de place branding presentes nos eventos “Óbidos Vila Natal”, e “Festival Internacional do Chocolate”. Os resultados permitiram concluir que a vila de Óbidos apresenta características distintivas de outras vilas, em grande parte devido aos eventos culturais que são organizados e à comunicação abrangente realizada pela autarquia.

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Migueis, I. G., Fernandes, F., & Ribeiro, R. B. (2017). Place Branding - Óbidos e os eventos culturais: estudo de caso sobre Óbidos Vila Natal e Festival do Chocolate. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 691-702. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.8757
Secção
Marketing do turismo