A relevância das categorias de Gosto e Paisagem, para o paradigma do Turismo Ambiental

  • António Queirós Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Gosto, paisagem cultural, categorias estéticas, paradigma, ética

Resumo

Aceitando axiomaticamente que as ciências humanas e sociais contribuíram para o desenvolvimento geracional do turismo, particularmente das novas categorias e tipos de turismo, como são o turismo cultural e o turismo de natureza, que conceptualizamos como turismo ambiental, aqui nos interrogamos sobre o modo como a hermenêutica da ciência contemporânea influenciou essa evolução!? Tomamos como centro da reflexão as categorias de Gosto e Paisagem Cultural, e dentro desta, as categorias estéticas e para-estéticas, que incluem uma dimensão ética e um juízo moral. Partindo do estudo de caso do mercado de Espanha, identificamos as caraterísticas materiais que evidenciam a mudança no gosto dos turistas internacionais que demandam este destino e pruramos estabelecer a relevância desta problemática para a planificação e gestão da atividade turística, a criação de novos produtos gerados pelo património natural e cultural e para a construção do Corpus científico do Turismo.

 

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Queirós, A. (2017). A relevância das categorias de Gosto e Paisagem, para o paradigma do Turismo Ambiental. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 585-598. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.8703
Secção
Sustentabilidade e turismo em áreas naturais