A relevância de atividades de educação não formal na promoção da autenticidade do território: O estudo de caso do modelo de formação de guias intérpretes na Marinha Santiago da Fonte

  • Margarida Ferreira Silva Universidade de Aveiro
  • Helena Albuquerque Universidade de Aveiro
  • Filomena Martins Universidade de Aveiro
  • Rosa Pinho Universidade de Aveiro
  • Maragarida Almeida Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Zonas húmidas, salinas, educação ambiental, turismo, guias

Resumo

A marinha Santiago da Fonte, património da Universidade de Aveiro (UA), é uma das nove marinhas a produzir sal, com métodos exclusivamente artesanais, na Ria de Aveiro e tem funcionado como laboratório experimental natural para um conjunto de atividades de educação não formal, promovendo a interligação entre conhecimento tradicional e o conhecimento científico. O objetivo deste estudo consistiu em implementar, analisar e avaliar o modelo de formação para guias da marinha Santiago da Fonte e perceber de que forma uma atividade de educação não formal pode assumir um caráter relevante a vários níveis: i) na dinamização de atividades sustentáveis, complementares à produção de sal, como as atividades turísticas e de educação ambiental; ii) na preservação de uma atividade secular; iii) na sensibilização para a conservação das salinas tradicionais e, desta forma, para a preservação das zonas húmidas, onde as salinas estão localizadas, permitindo uma relação de equilíbrio entre o conhecimento tradicional e científico. Baseado num estudo de caso, que assumiu um carácter de projeto-piloto, o estudo qualitativo apresentado demonstra o papel desempenhado pelas abordagens colaborativas no desenvolvimento de atividades de educação não formais, nomeadamente na promoção da ligação academia-sociedade, permitindo novas abordagens na promoção da autenticidade do território.

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Silva, M. F., Albuquerque, H., Martins, F., Pinho, R., & Almeida, M. (2017). A relevância de atividades de educação não formal na promoção da autenticidade do território: O estudo de caso do modelo de formação de guias intérpretes na Marinha Santiago da Fonte. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 509-522. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.8579
Secção
Sustentabilidade e turismo em áreas naturais