O olhar europeu sobre o Brasil e a dimensão exótica da realidade turística

  • Lélian Silveira CEFET/RJ – Petrópolis
  • Maria Baptista Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Brasil, turismo, representação, “outro”, colonial

Resumo

O Brasil, tem sido ao longo dos séculos, objeto de um conjunto de narrativas utilizadas na representação do país. Estas fazem parte das relações, construídas durante todo este tempo, entre o Brasil e os outros povos. Com base nas brochuras turísticas recolhidas nas operadoras de viagens portuguesas, espanholas, francesas e alemãs verifica-se que o Brasil é representado a partir de três geografias distintas: natural/rural, urbana/cultural e social/humana. Além disso, cada uma das cartografias fornece um conjunto de referências responsável pela caracterização dos destinos. Considerando a importância da realização de estudos sobre a imagem do Brasil e a relevância da temática relativa à representação do “outro”, estabelecida pelo turismo, este artigo tem como objetivo investigar a representação do Brasil a partir do conteúdo textual das brochuras de promoção turística em Portugal, Espanha, França e Alemanha, nas temporadas 2012/2013 e 2014/2015.

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Silveira, L., & Baptista, M. (2017). O olhar europeu sobre o Brasil e a dimensão exótica da realidade turística. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 461-471. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.8539
Secção
Turistificação