A dimensão turística dos eventos: estudo de caso Festival do Norte

  • Ana Gomes Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra
  • Eugénia Devile Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra
Palavras-chave: Eventos turísticos, impactos dos eventos, dimensão turística dos eventos

Resumo

Desde sempre que os eventos, em diferentes formatos e por variados motivos, integram a vida de todos os indivíduos. A suas inúmeras tipologias, contextos e fatores que influenciam a sua classificação tornam o estudo dos eventos um fenómeno complexo. Fenómeno esse, que tem vindo a adquirir, cada vez mais, um lugar de destaque no âmbito do turismo. Contudo, o seu rápido crescimento enquanto potencial fator de motivação de viagem e de transformação de destinos não tem sido acompanhado pelo estudo da indústria e da sua ligação ao turismo, traduzindo-se em alguma indefinição relativamente aos indicadores que permitem aferir se um evento é um produto turístico. Este artigo, através de uma extensa revisão da literatura, pretende aprofundar o conhecimento da ligação entre os eventos e o turismo, procurando identificar um conjunto de indicadores, quantitativos e qualitativos, suscetíveis de avaliar a dimensão turística de um evento. A aplicação destes indicadores ao Festival do Norte permitiu testá-los e concluir sobre a dimensão turística deste evento.

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Gomes, A., & Devile, E. (2017). A dimensão turística dos eventos: estudo de caso Festival do Norte. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 447-459. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.8535
Secção
Turistificação