Estarão os hotéis portugueses preparados para receber hóspedes com incapacidade?

  • Sara Pinho Universidade de Aveiro
  • Celeste Eusébio Universidade de Aveiro
Palavras-chave: Turismo acessível, hotelaria, constrangimentos, hóspedes com incapacidade

Resumo

O turismo é, na atualidade, uma das principais atividades económicas a nível mundial, contribuindo para o desenvolvimento económico, social e cultural das comunidades recetoras e dos seus praticantes. No entanto, existem ainda vários constrangimentos que dificultam o acesso de alguns grupos à prática de atividades turísticas. As pessoas com incapacidade são um dos grupos que enfrenta muitos constrangimentos na aquisição de produtos turísticos. No sentido de perceber se a oferta turística está preparada para receber hóspedes com incapacidade, o presente estudo tem por objetivo verificar se os hotéis portugueses estão preparados para receber hóspedes com incapacidade motora e/ou sensorial. Para alcançar esse objetivo, foi aplicado um inquérito por questionário, em 2015, aos gestores dos hotéis portugueses. Os resultados sugerem que o turismo acessível não é valorizado pelos gestores hoteleiros inquiridos e que nas unidades hoteleiras apenas predominam os parâmetros de acessibilidade definidos pela legislação atual. Existem ainda muitos obstáculos que os hóspedes com incapacidade motora e/ou sensorial têm que enfrentar se desejarem ficar alojados num hotel em Portugal. O artigo termina com algumas recomendações para aumentar a acessibilidade das unidades hoteleiras Portuguesas.

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Pinho, S., & Eusébio, C. (2017). Estarão os hotéis portugueses preparados para receber hóspedes com incapacidade?. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 281-296. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.8417
Secção
Turismo acessível