A influência da hospitalidade e da oferta de serviços no turismo religioso

  • Ana Antunes Universidade Anhembi Morumbi
  • Beatriz Chueco Universidade Anhembi Morumbi
  • Juliana Oterro Universidade Anhembi Morumbi
  • Vanuza Rodrigues Universidade Anhembi Morumbi
  • Elizabeth Wada Universidade Anhembi Morumbi
Palavras-chave: Hospitalidade, serviços, turismo religioso, Brasil

Resumo

Turismo religioso é a forma pioneira do turismo que começou quase com o alvorecer da humanidade. Diante do crescente e significativo afluxo do turismo religioso e o pressuposto da importância das relações de hospitalidade e religião, justifica-se o presente estudo que busca investigar a estratégia competitiva de destinos turísticos religiosos e pela necessidade de ampliar as discussões sobre o turismo religioso, entendido como um segmento promissor na área de turismo. A questão de pesquisa é: ações de hospitalidade e ofertas de serviços em destinos religiosos incentivam os visitantes a retornarem ao local? Portanto, este trabalho visa analisar se a prestação de serviços e a hospitalidade contribuem para a competitividade do destino religioso, a satisfação dos crentes e seu retorno. Dados deste estudo foram coletados de viajantes brasileiros por meio de questionário baseado na escala Likert e hipóteses propostas foram testadas. Os resultados indicaram que o sentimento de ser bem acolhido em destinos religiosos afeta positivamente o retorno dos visitantes para o destino e também sugerem que a religião não é a única atração dos destinos religiosos.

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Antunes, A., Chueco, B., Oterro, J., Rodrigues, V., & Wada, E. (2017). A influência da hospitalidade e da oferta de serviços no turismo religioso. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 261-270. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.8413
Secção
Hospitalidade