Turismo de negócios e o turismo de lazer: a hospitalidade como mediadora no gerenciamento de crise nas relações dos meios de hospedadem e a empresa mineradora após o rompimento de uma barragem de rejeitos de minério em Mariana-MG

  • Vanuza Rodrigues Universidade Anhembi Morumbi
  • Elizabeth Wada Universidade Anhembi Morumbi
  • Beatriz Chueco Universidade Anhembi Morumbi
Palavras-chave: Hospitalidade, meios de hospedagem, acidente ambiental, gestão de risco, gestão de crise

Resumo

Utilizando os ensinamentos teóricos da hospitalidade e da gestão de risco no turismo, este artigo buscou responder a seguinte questão: De que maneira o rompimento de uma barragem de rejeitos de minério afetou o turismo de negócios e o turismo de lazer na região? Por objetivos: verificar os efeitos do acidente ambiental no turismo do município com base na gestão de risco; identificar as consequências do acidente para os meios de hospedagem e como se tem praticado a gestão de crise no município; e analisar as perspectivas dos proprietários dos meios de hospedagem sobre o turismo no município. Metodologicamente, se apresenta como um estudo qualitativo e exploratório, com base em entrevista semiaberta, cujos dados foram tratados pela análise de conteúdo. Os resultados obtidos consideraram que não que, a princípio, que se houve uma análise de risco por parte da mineradora e da administração pública, esta não foi respeitada e que tanto uma como a outra não se encontravam preparadas para gerenciar situações de emergência e de crise com relação ao destino turístico.

 

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Rodrigues, V., Wada, E., & Chueco, B. (2017). Turismo de negócios e o turismo de lazer: a hospitalidade como mediadora no gerenciamento de crise nas relações dos meios de hospedadem e a empresa mineradora após o rompimento de uma barragem de rejeitos de minério em Mariana-MG. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 251-260. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.8409
Secção
Hospitalidade