Um encontro da hospitalidade com a cocriação de valor na hotelaria

  • Roseane Marques Universidade Anhembi Morumbi
  • Ana Yamashita Universidade Anhembi Morumbi
  • Claudio Stefanini Universidade Anhembi Morumbi
Palavras-chave: Hospitalidade, inovação, cocriação, reviews

Resumo

A compreensão da hospitalidade e da cocriação de valor nos serviços hoteleiros são essenciais para a hotelaria, inclusive no processo de inovação, o que motiva aprofundar tais conhecimentos e, portanto, este estudo visa investigar o relacionamento entre o anfitrião e o hóspede por meio dos depoimentos/ reviews oferecidos pelos hóspedes da Pousada da Pedra. A questão norteadora desta pesquisa é: Em que medida a relação de hospitalidade para com os hóspedes pode contribuir para que estes sintamse bem acolhidos e servidos, a fim de que estes vivenciem experiências pessoais singulares e memoráveis durante a estadia na pousada? Para tanto realizou-se o levantamento de dados secundários de cinquenta depoimentos disponíveis no site da empresa, os quais foram analisados com o objetivo de encontrar elementos
que delineassem uma relação hospitaleira e de cocriação de valor no desenvolvimento/entrega do serviço. Os resultados indicam a existência da hospitalidade por meio da recomendação dos hóspedes a respeito da qualidade dos serviços, da vivência de momentos singulares e memoráveis e da intenção de retorno. Estas considerações são provenientes do processo de cocriação de valor, em que o cliente está em posição de destaque na relação de hospitalidade, entre o hóspede e o anfitrião, no contexto contemporâneo no qual o cliente busca compartilhar suas impressões, inquietações e percepções.

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Marques, R., Yamashita, A., & Stefanini, C. (2017). Um encontro da hospitalidade com a cocriação de valor na hotelaria. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 239-249. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.8407
Secção
Hospitalidade