Hospitalidade e competitividade: uma análise sobre a influência dos stakeholders em eventos.

  • Ádiler Vilkas Universidade Anhembi Morumbi
  • Liliane Amikura Universidade Anhembi Morumbi
  • Elizabeth Wada Universidade Anhembi Morumbi
Palavras-chave: Hospitalidade, competitividade, stakeholders, festas e eventos

Resumo

A cidade de Florianópolis é frequentada por turistas de sol e praia e enfrenta sazonalidade fora do período do verão, sendo assim, os eventos que acontecem em diversos períodos, são ferramentas consideradas importantes para alavancar a competitividade da cidade enquanto destino turístico. Para entender este cenário e alcançar o objetivo de analisar a influência dos stakeholders em eventos em relação à competitividade sob as lentes da hospitalidade, foi utilizado o estudo de casos múltiplos nos eventos Carnaval, Réveillon, Fenaostra, Boi – de – Mamão e Festa do Divino de Florianópolis conforme Yin (2010) como metodologia de pesquisa, além de observação assistemática participante conforme Dencker e Da Via (2002). Para análise dos resultados foi utilizado o método de Bardin (2011). Foram aplicadas entrevistas exploratórias com organizadores dos eventos escolhidos. Os resultados mostraram que existe relação de hospitalidade entre os organizadores dos eventos e seus stakeholders, e que a cooperação e interesse mútuo geram benefícios a todos os interessados.

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Vilkas, Ádiler, Amikura, L., & Wada, E. (2017). Hospitalidade e competitividade: uma análise sobre a influência dos stakeholders em eventos. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 229-238. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.8403
Secção
Hospitalidade