Abordagem ao estudo do comportamento na RSC das empresas hoteleiras

  • José Manuel Marino-Romero Universidad de Extremadura
  • José Manuel Hernández-Mogollón Universidad de Extremadura
  • Ana María Campón-Cerro Universidad de Extremadura
  • José Antonio Folgado-Fernández Universidad de Extremadura
Palavras-chave: Responsabilidade social empresarial (RSE), hotéis, RevPar, gestão do turismo, reputaçao do negócio

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise do nível de utilização da RSE por hotéis em Espanha e sua influência sobre a criação de valor nessas empresas através de diferentes variáveis abordadas. Para este fim, foi concebido um questionário destinado a executivos / gerentes em que variáveis como a RSC, RevPAR, a confiança, a reputação, a satisfação e lealdade são analisados. A partir dos resultados, podemos dizer que a maioria dos hotéis aplicar RSE em seus processos de gestão, dando mais importância aos aspectos sociais e ambientais do mesmo. Além disso, eles entendem os responsáveis por estas empresas que a sua utilização melhora e aumenta a confiança e satisfação do cliente, otimiza a reputação de suas organizações e gera maior fidelidade entre seus usuários.

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Marino-Romero, J. M., Hernández-Mogollón, J. M., Campón-Cerro, A. M., & Folgado-Fernández, J. A. (2017). Abordagem ao estudo do comportamento na RSC das empresas hoteleiras. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 159-170. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.8387
Secção
Hospitalidade