A localização como fator influenciador da competitividade: a hotelaria na região do Douro

  • Maria Ribeiro Universidade de Aveiro
  • Rui Costa Universidade de Aveiro; GOVCOPP
Palavras-chave: Localização, estabelecimentos hoteleiros, competitividade, fatores competitivos, região do Douro

Resumo

O sector do turismo tem-se vindo a assumir como uma das principais atividades económicas a nível mundial e nacional. As alterações que se têm vindo a observar nos últimos anos neste sector, ao nível dos destinos, dos produtos e do próprio turista, têm necessariamente implicações em termos da oferta turística, que se deve tornar cada vez mais diversificada, singular e que satisfaça as necessidades da procura. A hotelaria, como um importante subsector do turismo, é obrigada a competir e a ajustar-se no mercado, para conseguir sobreviver. A competitividade ao nível deste subsetor surge quando este é capaz de atrair e satisfazer os clientes, de forma a obter vantagem competitiva sobre os seus concorrentes. No entanto, a vantagem competitiva está associada a uma série de factores competitivos internos e externos, sendo a localização um dos principais factores competitivos externos. Esta investigação tem como principal objectivo entender qual a importância atribuída à localização como factor de competitividade de um destino, por parte dos stakeholders regionais da região do Douro. Conclui-se que a localização é um fator central para a competitividade na hotelaria e possui uma clara influência na definição dos factores de competitividade externos e internos de um destino.

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Ribeiro, M., & Costa, R. (2017). A localização como fator influenciador da competitividade: a hotelaria na região do Douro. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 97-109. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.8375
Secção
Inovação, empreendedorismo e competitividade