Competitividade em destinos turísticos: uma análise da produção bibliográfica na plataforma Scopus e em periódicos brasileiros no período de 1996 a 2016.

  • Osiris Marques Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Juliana Cardoso FATEC/SENAC
  • Luciana Carvalho COBRAPE
Palavras-chave: Competitividade, destinos turísticos, bibliometria

Resumo

Este artigo procura identificar como a competitividade em destinos turísticos e índice de competitividade evolui nas publicações brasileiras e internacionais dos últimos vinte anos (1996-2016), a partir de estudos bibliométricos sobre o tema. Para a pesquisa de publicações brasileiras, foram utilizados dez periódicos da área de Turismo para levantamento de dados, e, no âmbito internacional, foi eleita a plataforma Scopus para o mesmo exercício. Ao longo do trabalho, foram apresentados pontos positivos e negativos, referentes a frequência de publicações, conceitos e metodologias da respectiva temática. A metodologia utilizada, análise bibliométrica, simples e concisa, colabora na interpretação no que diz respeito aos avanços e retrocessos do conceito de competitividade turística aplicada à destinos turísticos. Juntamente com gráficos informativos, de quantidade de produção por tema, por ano, por autor, por periódicos e por país de publicação. O estudo levou a inferir que os pesquisadores brasileiros ainda são estritamente dependentes da literatura internacional, tanto em nível de conceito com na construção de metodologias, que quase sempre é apenas uma releitura do que já foi publicado anteriormente.

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Marques, O., Cardoso, J., & Carvalho, L. (2017). Competitividade em destinos turísticos: uma análise da produção bibliográfica na plataforma Scopus e em periódicos brasileiros no período de 1996 a 2016. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 75-84. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.8371
Secção
Inovação, empreendedorismo e competitividade