Turismo Gastronômico como forma de Inovação Social – a valorização da gastronomia típica cearense nos Restaurantes de Hotéis em Fortaleza.

  • Uiara Martins Faculdade de Tecnologia intensiva – FATECI
  • Clodoaldo Ramos Hotéis Vila Galé
Palavras-chave: Turismo gastronômico, gastronomia típica, inovação social, Fortaleza

Resumo

A gastronomia tradicional, tem emergido cada vez mais como produto turístico, fruto de diversos fatores, como o reconhecimento do patrimônio gastronómico, a consciência mundial sobre questões nutricionais dos alimentos (saúde e bem estar), a valorização dos produtos locais, contrapondo-se aos efeitos deixados pela globalização (ex. fast food) e a indústria dos alimentos. Sob essa ótica fortaleceu-se a relação entre o turismo e gastronomia, não só pela dimensão nutricional dos alimentos, porque todo turista precisa comer, mas motivada por uma dimensão cultural. A gastronomia passou a ser reconhecida como uma via de acesso direto ao outro. Neste sublinhar, o artigo analisa essa relação turismo e gastronomia a partir do processo de valorização da gastronomia típica cearense nos restaurantes de hotéis, locais onde muitos visitantes costumam ter o primeiro contato com essa culinária. A partir de entrevistas, aplicadas a chefes de cozinhas destes hotéis em Fortaleza-CE, no Brasil, pode-se identificar de que modo estes profissionais participam na promoção, afirmação e valorização da gastronomia típica do destino, contribuíndo diretamente para dinamizar uma inovação social, através do consumo de insumos tradicionais, bem como a afirmação de uma identidade gastronómica cearense.

Publicado
2017-01-01
Como Citar
Martins, U., & Ramos, C. (2017). Turismo Gastronômico como forma de Inovação Social – a valorização da gastronomia típica cearense nos Restaurantes de Hotéis em Fortaleza. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 51-62. https://doi.org/10.34624/rtd.v1i27/28.8361
Secção
Inovação, empreendedorismo e competitividade