Turismo desportivo, diplomacia e ‘soft power’: o caso chinês

  • Emanuel Leite Jr. Universidade de Aveiro
  • Carlos Rodrigues Universidade de Aveiro
Palavras-chave: China, turismo desportivo, Um cinturão uma rota, plano de desenvolvimento do futebol, Soft power

Resumo

Em outubro de 2014, a China lançou o documento intitulado Opiniões para a aceleração do desenvolvimento da indústria desportiva e promover o consumo do desporto (国务院关于加快发 展体育产业促进体育消费的若干意见). Desde então, outros documentos de política pública foram publicados com o intuito de alavancar o crescimento da indústria desportiva do país, promovendo o desenvolvimento de setores estratégios para o cumprimento de uma meta audaciosa de, em 2025, a indústria do desporto gere US$ 813 mil milhões para a economia do país. Duas destas políticas públicas são o Plano de desenvolvimento do futebol a médio e longo prazo (2016-2050) (中国足球中长期发 展规划[20162050年]) e o Plano de ação para o desenvolvimento do turismo desportivo do 'Cinturão e Rota' (2017-2020) (一带一路体育旅游发展行动方案2017-2020年). O presente trabalho, a partir da revisão de literatura e da análise dos referidos documentos de política pública, procura identicar os pontos em comum nas duas iniciativas, constatando de que forma contribuem para o desenvolvimento da indústria desportiva chinesa, ao mesmo tempo em que servem de instrumento diplomático e de soft power.

Publicado
2019-01-01
Como Citar
Leite Jr., E., & Rodrigues, C. (2019). Turismo desportivo, diplomacia e ‘soft power’: o caso chinês. Revista Turismo & Desenvolvimento, (31), 77-89. https://doi.org/10.34624/rtd.v0i31.8109
Secção
Artigos