Recursos e potencial de Coimbra como destino de turismo literário

  • Sílvia Quinteiro ESGHT - UAlg/ CEC - FLUL
  • Alexandra Rodrigues Gonçalves ESGHT-UAlg / CinTurs -UAlg
  • Vivina Carreira ESA - IPC/ CERNAS - IPC
Palavras-chave: Turismo cultural, Turismo literário, Coimbra, Turismo criativo

Resumo

Este artigo estabelece como objetivo avaliar e demonstrar a pertinência do desenvolvimento do nicho do turismo literário em Coimbra. Apresenta-se a metodologia utilizada e as diferentes fases da investigação, bem como os resultados obtidos até ao momento, salientando-se a constatação do baixo número de produtos de turismo literário estruturados existentes em Coimbra e uma ausência de diversidade. Para além disso, este artigo constitui uma proposta de transformação de Coimbra num destino de turismo literário, pela proposta de implementação de atividades de turismo literário articuladas com produtos e experiências de turismo cultural ou de outros nichos e tipos de turismo como forma de distribuir os fluxos turísticos de forma equilibrada pela cidade, combatendo a sobrecarga na zona classificada e dinamizando zonas menos visitadas/conhecidas da cidade. Coimbra possui um potencial de oferta de turismo literário, que se considera fundamental para a renovação da oferta e para a atração contínua de turistas com motivações culturais, contribuindo ao mesmo tempo para desenvolvimento  mais equilibrado  do turismo na cidade.

Biografias do Autor

Alexandra Rodrigues Gonçalves, ESGHT-UAlg / CinTurs -UAlg

Maria Alexandra Patrocínio Rodrigues Gonçalves é Professora Adjunta da Universidade do Algarve, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo.  É doutorada em Turismo pela Universidade de Évora. É investigadora Integrada do CIEO - Research Centre for Spatial and Organizational Dynamics para as áreas do Turismo, Território, Património, Gestão Cultural e Indústrias Criativas e colaboradora do CEC - Centro de Estudos Comparatistas da FLUL . É coordenadora regional e investigadora responsável do Projecto de investigação financiado pela Fundação da Ciência e Tecnologia CREATOUR- Creative Tourism Destination Development in Small Cities and Rural Areas (2016-2019).

Vivina Carreira, ESA - IPC/ CERNAS - IPC

Vivina Almeida Carreira é doutorada em Tradução pela Universidade de Vigo e detém uma pós-graduação em Turismo Cultural pela Universidade de Barcelona. É atualmente Professora Adjunta na Escola Superior Agrária (ESAC) do Instituto Politécnico de Coimbra. É membro integrado do CERNAS - Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade - e colaboradora do Grupo de Estudos Linguísticos, Literários e Socioculturais – GELLSO, da Universidade Federal de Rondônia.

Publicado
2021-09-20
Como Citar
Quinteiro, S., Gonçalves, A., & Carreira, V. (2021). Recursos e potencial de Coimbra como destino de turismo literário. Revista Turismo & Desenvolvimento, 36(2), 419-432. https://doi.org/10.34624/rtd.v36i2.7221
Secção
Artigos