Turismo acessível e Igrejas

Um levantamento da região de Planaltina/DF para o deficiente motor e visual

  • Donária Coelho Duarte Universidade de Brasília
  • Leonardo Felipe de Oliveira Palheta Universidade de Brasília
Palavras-chave: acessibilidade, inclusão social, turismo acessível.

Resumo

O trabalho discute a potencialidade do turismo acessível nas cinco principais igrejas católicas da cidade de Planaltina/DF sob a ótica das deficiências motora e visual. Analisa de forma crítica como se encontra a infraestrutura das igrejas e a percepção dos responsáveis sobre a importância desse público. Constata-se a relevância das igrejas no cenário do turismo por serem consideradas locais de visitação, procuradas por visitantes regionais, do país e de outras nações. Nesse contexto, a acessibilidade é um ponto chave, pois por meio dela se consegue a inclusão social. O resultado do estudo foi que as igrejas investigadas não possuem acessibilidade na sua totalidade, embora os entrevistados estejam conscientes da necessidade de tê-la. Neste sentido, recomenda-se a fomentação de políticas públicas que viabilizem obras para que esses templos sejam, de fato, acessíveis aos seus diversos públicos, dentre esses os deficientes motores e visuais.  

Biografia do Autor

Leonardo Felipe de Oliveira Palheta, Universidade de Brasília

Graduado em Gestão do Agronegócios pela Universidade de Brasília, Campus Planaltina. Acadêmico do Curso de Especialização em Governança e Políticas Públicas do Instituto Federal de Brasília.

Publicado
2021-09-20
Como Citar
Duarte, D., & Palheta, L. (2021). Turismo acessível e Igrejas. Revista Turismo & Desenvolvimento, 36(2), 519-530. https://doi.org/10.34624/rtd.v36i2.4632
Secção
Artigos