A evolução dos hostels na cidade de Lisboa

  • Jorge Abrantes ESHTE
  • João Reis ESHTE
Palavras-chave: Hostels, Alojamento Local, Lisboa, Georeferenciação, ArcGIS

Resumo

Desde a abertura do primeiro hostel em Lisboa, em 2005, tem havido um aumento constante no número de novos estabelecimentos na capital. O enquadramento legal do alojamento local e da figura do hostel, aprovada em 2015, os prémios conquistados ano a ano pelos hostels portugueses a nível internacional e o reconhecimento da qualidade do seu produto turístico tornaram este modelo de negócio uma verdadeira alternativa ao alojamento tradicional em hotelaria.

O objetivo desta pesquisa é mostrar a evolução geoespacial dos hostels em Lisboa ao longo dos anos, através de georreferenciação com a utilização do software ArcGIS. A informação foi obtida tendo por base as respectivas moradas e as informações foram recolhidas através dos principais sites de reservas utilizados em pesquisas de hostels, assim como, do registo nacional de alojamento local.

As conclusões mostram uma concentração de hostels no centro da cidade (Baixa), atendendo às preferências dos turistas por este tipo de acomodação no centro histórico. No entanto, é possível verificar-se um aumento do raio de ação dos hostels na cidade, com novas unidades a surgirem em regiões mais periféricas, mas onde os meios de transporte permitem um acesso rápido e conveniente ao centro da cidade.

A investigação permitiu ainda constatar que quase um quarto dos hostels deixou o mercado, com um padrão idêntico de comportamento face aos hostels instalados.

Biografias do Autor

Jorge Abrantes, ESHTE

Doutorado em Turismo pelo IGOT-ULisboa. Mais de 30 anos de experiência profissional em turismo e aviação. Professor e investigador na ESHTE e Universidade Aberta, sendo as suas áreas de investigação relacionadas com o turismo, transportes e novos modelos de alojamento.

João Reis, ESHTE

Doutorado em Geografia pelo IGOT-ULisboa. Professor e investigador na ESHTE com participação em outras instituições de ensino (Universidade Eduardo Mondlane e UniLúrio, Moçambique; IP do Porto), sendo as suas áreas de investigação ligadas ao planeamento do turismo.

Publicado
2021-09-20
Como Citar
Abrantes, J., & Reis, J. (2021). A evolução dos hostels na cidade de Lisboa. Revista Turismo & Desenvolvimento, 36(2), 287-301. https://doi.org/10.34624/rtd.v36i2.4615
Secção
Artigos