A adoção de políticas ambientais sustentáveis na implantação e na gestão dos meios de hospedagem de lazer: o caso brasileiro.

  • Antonio Carlos Bonfato Prof. Ms.
  • Carolina Pereira Ferreira Centro Universitário SENAC, São Paulo, Brasil
Palavras-chave: Hospitalidade; Materiais construtivos; Sustentabilidade; Tecnologias.

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar a adoção de métodos construtivos sustentáveis nos meios de hospedagem brasileiros, com foco nos hotéis de lazer, bem como levantar se existe uma política de gestão empresarial que mantenha um relacionamento com a comunidade nas quais estão inseridos, que seja baseada nos preceitos da sustentabilidade ambiental, social e econômica. Serviram de amostragem, para pesquisa quantitativa, resorts filiados à Associação Brasileira de Resorts e para pesquisa qualitativa, um hotel fazenda implantado com uso de containers no interior de Estado de Minas Gerais, Brasil. O artigo também explorou algumas tecnologias sustentáveis recomendáveis à gestão cotidiana dos empreendimentos. Ao final, mostra um quadro do atual estágio do emprego dessa política de relacionamento que estão sendo aplicadas -  ou não, no cotidiano de trabalho dos gestores hoteleiros do país. O foco está nos resorts, devido ao fato dos mesmos serem complexos hoteleiros que oferecem uma ampla gama de serviços complexos que, não poucas vezes, são mais impactantes no entorno. Também se entende que por exercerem uma grande influência nas pequenas comunidades onde estão inseridos e se localizarem em áreas naturais, os impactos gerados pelas políticas de relacionamento e ambientais adotadas, seja mais significativos.

Biografia do Autor

Carolina Pereira Ferreira, Centro Universitário SENAC, São Paulo, Brasil

Aluna concluinte do programa de Bacharelado em Arquitetua e Urbanimos  e Orientanda de Iniciação Cient´ífica do Centro Universitário SENAC, São Paulo, Brasil.

Publicado
2021-09-20
Como Citar
Bonfato, A., & Ferreira, C. (2021). A adoção de políticas ambientais sustentáveis na implantação e na gestão dos meios de hospedagem de lazer: o caso brasileiro. Revista Turismo & Desenvolvimento, 36(2), 469-490. https://doi.org/10.34624/rtd.v36i2.4605
Secção
Artigos