Avaliação do contributo de um festival de cerveja artesanal numa economia rural
O caso do Artbeerfest, Portugal
Resumo
O desenvolvimento de festivais de cerveja artesanal tem atraído, anualmente, diversos visitantes, alavancando o surgimento do turismo de cerveja artesanal. Este artigo centra-se na análise do perfil sociodemográfico e comportamental, assim como nas despesas globais geradas pelos participantes do Artbeerfest (ABF) na zona rural de Caminha (Norte de Portugal), em termos de consumo relacionado com o turismo durante o festival. Baseado numa abordagem dedutiva, este estudo utilizou uma metodologia quantitativa. Um total de 378 questionários válidos foram recolhidos durante os quatro dias do evento (13 a 16 de julho de 2023) e os inquiridos foram selecionados através de uma amostragem por conveniência.
Embora o número de turistas que participam do festival de cerveja artesanal seja significativamente menor do que o número de excursionistas, proporcionalmente, estes gastam mais no destino, o que poderá estar relacionado com os gastos realizados com alojamento, uma vez que estes tendem a permanecer mais tempo.
Algumas limitações do estudo devem ser destacadas. Este apenas considerou as despesas estimadas com base na perceção dos participantes inquiridos; para obtenção de uma visão mais aprofundada e holística sobre as despesas globais dos festivais de cerveja artesanal nas zonas rurais, seria recomendável uma abordagem distinta, incluindo uma gama diversificada de métodos (mistos ou multimétodos).