Feira Medieval de Torre de Moncorvo

Segmentação do visitante

  • Raquel Moreira
  • Elsa Esteves
  • Salete Esteves
Palavras-chave: eventos culturais; feira medieval; motivações de visita; segmentação

Resumo

Um evento é considerado uma parte importante na criação de uma boa experiência. É necessário ter em conta que o comportamento do consumidor está em constante alteração e que também as necessidades vão variando ao longo do tempo. Desta forma, muitos estudos têm-se focado na segmentação de mercado de forma a entender quem são os visitantes de um evento. O principal objetivo do presente trabalho é identificar segmentos de visitantes da 9ª edição da Feira Medieval de Torre de Moncorvo. A abordagem quantitativa está na base da investigação e aplicou-se assim um inquérito por questionário no recinto da Feira nos dias 8, 9 e 10 de abril de 2022, onde foram obtidas 300 respostas. Pela análise dos dados registaram-se três segmentos: os “Os Culturais” - indivíduos caracterizados por um maior interesse pela vertente cultural, procurando um maior contacto com a cultura; os “Os Relaxados” - constituídos por indivíduos que dão mais importância ao fator relaxamento quando procuram este tipo de eventos; e “Os Exigentes” - aquelas pessoas que acabam por não ter gostos nem preferências por qualquer um dos fatores de eleição e por consequência apresentam um menor grau de satisfação.  Os resultados obtidos poderão dar novas orientações aos organizadores do evento, para que possam melhorar a oferta existente.

Publicado
2024-12-30
Como Citar
Moreira, R., Esteves, E., & Esteves, S. (2024). Feira Medieval de Torre de Moncorvo. Revista Turismo & Desenvolvimento, 47, 189-214. https://doi.org/10.34624/rtd.v47i0.38817
Secção
Artigos