Estratégias de Marketing Digital no Turismo

Um Estudo sobre a Perspetiva do consumidor turístico

  • Raquel Rocha
  • Cristina Estevão
  • Helena Alves
  • Carla Pereira
  • Sara Nunes
Palavras-chave: marketing digital, turismo, consumidor de turismo, estratégias de marketing, comportamento do consumidor no turismo

Resumo

O setor turístico é caracterizado pela sua forte conexão entre os seus operadores e os seus consumidores, tendo esta ligação vindo a ser adaptada consoante as melhorias tecnológicas que se têm desenvolvido, sendo atualmente bastante influenciada por todo o meio digital que envolve a sociedade atual. Desta forma, o turismo começou cada vez mais a integrar as diversas plataformas digitais nas suas estratégias de negócio, nomeadamente nas suas estratégias de marketing. Perante este cenário, este estudo tem como objetivo compreender qual a perspetiva dos consumidores turísticos na sua experiência turística, em relação ao uso dos meios e processos digitais utilizados pelos operadores turísticos. A metodologia aplicada consistiu na difusão online de inquéritos, a indivíduos pertencentes às gerações Y e Z, residentes em Portugal, e através dos quais se conseguiu uma amostra de 251 respondentes. Através dos resultados obtidos foi possível concluir que os consumidores turísticos adotam meios digitais para reserva, informação detalhada e planeamento de viagens e que os operadores devem aproveitar os motores de busca e redes sociais como Instagram, Booking e TripAdvisor para se envolverem ativamente com os consumidores e se adaptarem às preferências tecnológicas que estão em constante evolução.

Publicado
2024-12-30
Como Citar
Rocha, R., Estevão, C., Alves, H., Pereira, C., & Nunes, S. (2024). Estratégias de Marketing Digital no Turismo. Revista Turismo & Desenvolvimento, 47, 425-441. https://doi.org/10.34624/rtd.v47i0.38781
Secção
Artigos