Desenvolvimento sustentável do turismo e estratégias de marca em zonas rurais

Um estudo de caso do Projeto Gândara TourSensations vs Marca Pueblo

  • Dina Ramos
  • Ana Maria Malta
  • Carlos Costa
  • Jaime de Pablo Valenciano
  • Rosa Maria Marínez-Vasquez
Palavras-chave: desenvolvimento sustentável, estratégias de marca, turismo, marca Pueblo, Projeto Gândara TourSensations

Resumo

O desenvolvimento sustentável do turismo em áreas rurais é uma questão cada vez mais importante, destacada pela necessidade de equilibrar o crescimento económico com a conservação do património cultural e natural. Este estudo apresenta uma análise comparativa entre dois projetos, o Gândara TourSensations em Portugal e a Marca Pueblo em Espanha, percebendo de que forma estas iniciativas contribuem para o desenvolvimento sustentável da atividade turística nas comunidades rurais através da implementação de estratégias de marca. Foi utilizada análise de conteúdo e posteriormente efetuada uma análise SWOT e uma ferramenta de diagnóstico “Globo Volador”, desenvolvida por Valenciano et al. (2022). Os resultados evidenciam que os dois projetos, tendo apostado em estratégias de marca, são muito importantes para o desenvolvimento sustentável do turismo em zonas rurais.

Publicado
2024-12-30
Como Citar
Ramos, D., Malta, A., Costa, C., Valenciano, J., & Marínez-Vasquez, R. (2024). Desenvolvimento sustentável do turismo e estratégias de marca em zonas rurais. Revista Turismo & Desenvolvimento, 47, 343-370. https://doi.org/10.34624/rtd.v47i0.38775
Secção
Artigos