Metodologias participativas no processo de planeamento turístico

o caso do destino turístico de Vila de Rei

  • Paula Sofia Reis
  • George Ramos
  • José Rodrigues
  • Daniel Silva
Palavras-chave: territórios de baixa densidade, turismo, planeamento, metodologias participativas, desenvolvimento turístico

Resumo

O artigo visa contribuir para a reflexão, análise e discussão da importância da mobilização e participação ativa dos agentes territoriais no processo de planeamento turístico, particularmente nos territórios rurais de baixa densidade.

Para tal propósito, apresentamos o estudo de caso do destino turístico de Vila de Rei, na região Centro (Portugal), centrado na utilização das metodologias participativas no processo de planeamento turístico. A mobilização e participação dos agentes territoriais nas várias etapas do processo – diagnóstico estratégico, plano de ação e implementação –, conseguiu-se em virtude da adoção e conjugação de métodos e técnicas associados às metodologias participativas, como evidenciado pela ação de cocriação de experiências turísticas.

Verificou-se, assim, que as metodologias participativas podem desempenhar um papel importante no desenvolvimento turístico, apoiando investigadores, poder local e gestores de destinos turísticos.

Publicado
2024-12-30
Como Citar
Reis, P., Ramos, G., Rodrigues, J., & Silva, D. (2024). Metodologias participativas no processo de planeamento turístico. Revista Turismo & Desenvolvimento, 47, 122-144. https://doi.org/10.34624/rtd.v47i0.38763
Secção
Artigos