O papel das redes Wi-Fi na compreensão do comportamento dos visitantes
Resumo
Nos últimos anos, tem-se assistido a um uso crescente dos dispositivos móveis para aceder à Internet, permitindo que os indivíduos acedam a plataformas turísticas em todas as fases da sua viagem. A União Europeia e o Turismo de Portugal estão conscientes das mudanças no comportamento dos consumidores e têm incentivado as autoridades locais a implementar ou a expandir redes Wi-Fi gratuitas em áreas de elevado interesse turístico. Os dados dos pontos de acesso Wi-Fi em áreas turísticas permitem compreender como os visitantes navegam e utilizam os espaços, identificar atrações populares e detetar os horários de maior afluência. Esta informação pode ajudar a otimizar a alocação de recursos, melhorar as experiências dos visitantes e gerir o fluxo de visitantes. O objetivo deste estudo é duplo: analisar o uso das redes Wi-Fi no turismo e compreender a estratégia intermunicipal relativamente a esta questão, bem como avaliar a perceção e a experiência dos municípios sobre a utilização e utilidade do Wi-Fi gratuito para compreender o comportamento dos visitantes a nível local. Foi utilizada uma metodologia de investigação mista, envolvendo a aplicação de questionários a visitantes portugueses ao longo de três anos diferentes e a realização de entrevistas com a Comunidade Intermunicipal e três municípios do Alto Alentejo. Este estudo tem implicações práticas para as organizações de turismo, permitindo-lhes compreender o perfil dos utilizadores da rede Wi-Fi e a sua utilidade para os visitantes no usufruto do turismo num determinado destino, assim como conhecer as práticas de utilização dos dados para apoio à tomada de decisão dos governos locais.