Comunicar as geociências nas estratégias de geoconservação e turismo nos geoparques mundiais da UNESCO em Portugal

  • Gonçalo Poeta Fernandes
Palavras-chave: Geoparques, UNESCO, Geociências, Georecursos, Turismo, Educação

Resumo

Comunicar ciência, em particular as geociências, desempenha um papel fundamental nas estratégias de geoconservação e turismo nos Geoparques Mundiais da UNESCO. Os Geoparques correspondem a áreas geográficas de importância internacional, reconhecidas pela UNESCO, em resultado do seu relevante património geológico e sua diversidade natural e cultural. Estes territórios desempenham um papel importante na conservação e promoção da Geodiversidade, bem como para o desenvolvimento de atividades turísticas sustentáveis.

A comunicação eficaz da ciência nos Geoparques é crucial, na valorização e proteção dos recursos geológicos e ecoculturais, para envolver diferentes públicos, desde turistas até comunidades locais no conhecimento e interpretação dos valores patrimoniais detidos. Os Geoparques Mundiais da UNESCO, vêm desempenhando uma ação estratégica de valorização e afirmação dos territórios de relevante valor natural, proporcionado projetos e iniciativas de promoção das geociências e fomento do turismo, que aportam reconhecimento internacional e contribuem para o bem-estar social e económico das suas comunidades. Neste estudo procura-se identificar as principais estratégias, meios e ações promovidas pelos geoparques na promoção das geociências, no desenvolvimento de ações de geoconservação e no fomento de práticas turísticas promotoras de sustentabilidade.

Publicado
2024-12-25
Como Citar
Fernandes, G. (2024). Comunicar as geociências nas estratégias de geoconservação e turismo nos geoparques mundiais da UNESCO em Portugal. Revista Turismo & Desenvolvimento, 47, 491-508. https://doi.org/10.34624/rtd.v47i0.38727
Secção
Artigos