Reações emocionais e comportamentais numa experiência de degustação de queijo

Segmentações em função do género, geração e da familiaridade

  • Ana Moreno-Lobato Universidad de Extremadura
  • Elide Di-Clemente University of Extremadura
  • José-Manuel Hernández-Mogollón University of Extremadura
Palavras-chave: Marketing turístico, Experiência Gastronómica, Emoção, Género, Geração

Resumo

Este artigo tem como objetivo abordar a avaliação da aplicação de elementos sensoriais no desenvolvimento de experiências de turismo gastronómico. As experiências de turismo gastronómico são, por natureza, multissensoriais e imersivas. No entanto, para motivar e aumentar a eficácia e a emotividade destas experiências, os gestores e empresários devem incluir mais estímulos sensoriais no ambiente para estimular os sentidos, e assim melhorar a resposta afetiva e comportamental dos turistas. Este estudo analisa as diferentes respostas afetivas e comportamentais de diversos segmentos de marketing quando expostos a estímulos visuais, olfativos e auditivos numa experiência de degustação de queijo. Para o efeito, foi realizado um estudo experimental multimetodológico de uma experiência turística simulada. A resposta galvânica da pele foi utilizada para obter informações emocionais implícitas e a resposta emocional e intencional foi medida através de um questionário. Os resultados mostram a relevância da aplicação da música em experiências gastronómicas; e tendências geracionais e de género na escolha e intenções de acordo com estímulos sensoriais e respostas produto-experiência. Trata-se de um tema de grande relevância no desenvolvimento do turismo, pois tem implicações específicas na fruição e no desenho de tais experiências.

Publicado
2024-12-23
Como Citar
Moreno-Lobato, A., Di-Clemente, E., & Hernández-Mogollón, J.-M. (2024). Reações emocionais e comportamentais numa experiência de degustação de queijo. Revista Turismo & Desenvolvimento, 47, 254-270. https://doi.org/10.34624/rtd.v47i0.38709
Secção
Artigos