Design Thinking como alternativa para o desenvolvimento de soluções para o turismo
Resumo
A inovação é um elemento-chave da estratégia organizacional, especialmente a partir do desenvolvimento industrial e do consequente aumento da concorrência. A organização que compreende a inovação como um fator crítico de sucesso deve buscar permanentemente métodos e ferramentas de gestão que permitam guiar o processo inovador. Uma dessas ferramentas que se tem mostrado eficaz na busca de processos inovadores é o design thinking. A gestão no setor de turismo envolve planejar, coordenar e supervisionar diversas operações e serviços para atender às necessidades dos viajantes e garantir experiências de viagem positivas. O objetivo desta pesquisa foi analisar o conceito e a aplicação do design thinking no turismo. A metodologia utilizada foi exploratória de abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica e análise sistemática da literatura. O design thinking se configura em uma ferramenta recente, principalmente na área do turismo e que pode ser aplicada de várias maneiras e em diversos setores, ao colocar o usuário no centro do processo, o design thinking pode ajudar a criar experiências turísticas mais significativas, inovadoras e sustentáveis possibilitando agregar valor às propostas a serem implantadas, pois são pensadas e estruturadas de forma participativa.