Design Thinking como alternativa para o desenvolvimento de soluções para o turismo

  • Elaine Cristina da Luz Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Thays Cristina Domareski-Ruiz Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Ana Leocadia de Souza Brum
Palavras-chave: turismo; metodologia; design thinking; inovação.

Resumo

A inovação é um elemento-chave da estratégia organizacional, especialmente a partir do desenvolvimento industrial e do consequente aumento da concorrência. A organização que compreende a inovação como um fator crítico de sucesso deve buscar permanentemente métodos e ferramentas de gestão que permitam guiar o processo inovador. Uma dessas ferramentas que se tem mostrado eficaz na busca de processos inovadores é o design thinking. A gestão no setor de turismo envolve planejar, coordenar e supervisionar diversas operações e serviços para atender às necessidades dos viajantes e garantir experiências de viagem positivas. O objetivo desta pesquisa foi analisar o conceito e a aplicação do design thinking no turismo. A metodologia utilizada foi exploratória de abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica e análise sistemática da literatura. O design thinking se configura em uma ferramenta recente, principalmente na área do turismo e que pode ser aplicada de várias maneiras e em diversos setores, ao colocar o usuário no centro do processo, o design thinking pode ajudar a criar experiências turísticas mais significativas, inovadoras e sustentáveis possibilitando agregar valor às propostas a serem implantadas, pois são pensadas e estruturadas de forma participativa.

Biografias do Autor

Elaine Cristina da Luz, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Turismo da UFPR. Coordenadora de eventos e gestora de projetos no Idestur. Link para Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7031354613808614. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1099-2093

Thays Cristina Domareski-Ruiz, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora, docente e pesquisadora do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Paraná - UFPR (graduação e mestrado). Coordenadora do curso de Turismo da Universidade Federal do Paraná. Líder do Grupo de Pesquisa TMC. E-mail: thaysruiz@ufpr.br https://orcid.org/0000-0002-0183-2752

Ana Leocadia de Souza Brum

Designer, Doutoranda em Design, Mestre em Desenvolvimento e Organizações, Especialista em Engenharia de Produto e Design e em Ensino Superior.  Diretora Técnica no Centro Brasil Design e professora universitária e de Pós Graduação. E-mail: anabrum@cbd.org.br Orcid: 0000-0002-0958-7528

Publicado
2025-05-15
Como Citar
da Luz, E., Domareski-Ruiz, T., & de Souza Brum, A. (2025). Design Thinking como alternativa para o desenvolvimento de soluções para o turismo. Revista Turismo & Desenvolvimento, 48, 709-740. https://doi.org/10.34624/rtd.v48i0.35079
Secção
Artigos