31 anos de valor percebido no turismo e áreas correlatas

Palavras-chave: Valor Percebido, turismo, bibliometria

Resumo

Apesar da importância do valor percebido para o turismo, até o nosso melhor conhecimento, não há artigos bibliométricos ou revisionais que buscaram compreender as raízes teóricas-temáticas do valor percebido e as trilhas atuais do constructo em relação às suas fronteiras. Neste sentido, visando atuar neste gap, realizamos um estudo bibliométrico com análises de cocitação e de acoplamento bibliográfico. O objetivo, portanto, foi analisar as bases conceituais que sustentam as pesquisas em valor percebido e as fronteiras do conhecimento atual sobre o tema. Seguimos como protocolo metodológico o SPAR-4-SLR, referência em estudos revisionais e bibliométricos. A coleta de dados foi realizada na Web of Science restringindo a artigos científicos publicados até 2022. Nossa amostra final foi de 257 artigos. Apresentamos resultados descritivos e mapeamentos gráficos. Nossos resultados descritivos incluíram evolução de trabalhos por ano, publicações por autor e publicações por periódico. Nossos mapeamentos gráficos foram divididos em mapa de análise de cocitação e mapa de acoplamento bibliográfico. Entre nossos principais resultados, identificamos 6 clusters de bases-teóricas (cocitação) e 5 clusters de fronteiras-teóricas (acoplamento bibliográfico). A contribuição do artigo reside na organização, síntese e análise do estoque de conhecimento de valor percebido no turismo.

Biografias do Autor

Thiago de Luca Sant'ana Ribeiro, FATEC

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (2022). Mestre em Administração pela Universidade Nove de julho (2018). Especialista em Logística e Supply Chain (MBA) pela Faculdade Metropolitana Unidada (2016). Graduado em Administração pela Faculdade São Sebastião (2014). Atualmente é professor permanente de Gestão e Negócios da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC) e consultor de dados e Business Intelligence da empresa Mkt4edu. É autor do livro "Administração sob a Ótica dos concursos" (2016).É pesquisador com dezenas de artigos publicados em congressos e periódicos nacionais e internacionais, tendo como foco principal de pesquisa a Cocriação de Valor. Suas pesquisas são publicados nos campos da Gestão, Negócios, Logistica e Turismo.

Anderson Antônio de Lima, FATEC

Possui graduação em Administração pela Faculdade ENIAC (2014), mestrado em Administração pela Universidade Paulista (2018), e doutorado em Administração pela Universidade Nove de Julho (2023.  Atualmente é professor de ensino superior na FATEC - FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO. Possui Pós Graduação em Educação Especial e Inovação Tecnológica (CECIERJ _UFRRJ) e Pós Graduação em Educação Tecnológica (Instituto Federal - IF e Centro Paula Souza).

Marcos Antônio Maia Lavio de Oliveira, FATEC

Doutor e Mestre em Administração. Pós-graduado em Logística, Engenharia de Segurança do Trabalho e em Gestão Pública. Graduado em Administração, Logística, Engenharia de Produção, Gestão Pública, Gestão da Qualidade, Ciências Econômicas e Formação Pedagógica em Matemática. Professor Universitário e Consultor na área de Logística e Transportes. Membro Fundador do Grupo de Excelência Cadeias Produtivas e Logística Empresarial do Conselho Regional de Administração-SP (CRA/SP). Experiência de vinte anos na docência, em coordenações de cursos no Ensino Superior e como diretor de instituições públicas de Ensino Superior desde 2013. Atualmente é Diretor da FATEC - Faculdade de Tecnologia de Bragança Paulista Jornalista Omair Fagundes de Oliveira e Professor Mediador das disciplinas de Logística e Planejamento e Gestão Estratégica do CST em Gestão Empresarial - EAD da FATEC/SP. 

Benny Kramer Costa, Universidade Nove de Julho

Possui doutorado e pós-doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1999 e 2006 respectivamente), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1985). Atualmente é Professor Titular e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - UNINOVE, e Professor Livre-Docente do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - USP. Conselheiro Suplente do Conselho Municipal de Turismo da Cidade de São Paulo (2020-atual).

Publicado
2025-05-07
Como Citar
Ribeiro, T. de L., de Lima, A., de Oliveira, M., & Costa, B. (2025). 31 anos de valor percebido no turismo e áreas correlatas. Revista Turismo & Desenvolvimento, 48, 291-318. https://doi.org/10.34624/rtd.v48i0.34783
Secção
Artigos