Going beyond the multidimensional customer engagement - Does communicating CSR influence hotel cruises performance?
Resumo
A responsabilidade social corporativa (RSE) é um recurso comunicativo valioso. Embora estudos anteriores tenham destacado os atributos da RSC na indústria hoteleira, poucos estudos examinaram o efeito combinado do envolvimento multidimensional dos passageiros de cruzeiros para aumentar o desempenho do cruzeiro. Portanto, o presente estudo examina o efeito do iniciado e comunicado (CSR) no envolvimento cognitivo, afetivo e conativo dos clientes de cruzeiros. Os dados foram coletados de 337 questionários confiáveis que foram analisados usando a modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados parciais PLS-SEM4.0 para obter insights sobre as diversas relações e efeitos. Os resultados sugerem que as práticas de RSE têm um impacto significativo no envolvimento cognitivo e afetivo do consumidor e, em última análise, na sua disposição para um maior envolvimento conativo nas operações de cruzeiro. Além disso, os resultados revelam que a comunicação digital provavelmente mediará o impacto das práticas unidimensionais de RSC no envolvimento multidimensional do consumidor. No entanto, o estudo baseado em evidências apoia o potencial de uma maior partilha, um perfil de elevado crescimento e um maior envolvimento de compras cruzadas com empresas de cruzeiros.