Autenticidade, Paisagens Alimentares e Marca dos Destinos

Uma reflexão no contexto do Turismo Gastronómico

  • Sandra Isabel Fernandes Simões Universidade de Aveiro
  • Ana Paula Pais Universidade de Aveiro
  • Vera Margarida Cunha Universidade de Aveiro
  • Susana Vasconcelos GOVCOPP; ISCA-Universidade de Aveiro
Palavras-chave: turismo gastronómico; paisagens alimentares; autenticidade; branding de destinos

Resumo

Partindo dos conceitos de turismo gastronómico, paisagens alimentares e branding de destinos, o propósito deste trabalho é responder à questão “De que forma é que o turismo gastronómico contribui para a preservação/recuperação/valorização da autenticidade, paisagens alimentares e para a promoção e definição da marca dos destinos turísticos?”

Através de uma revisão da literatura, desenvolve-se uma reflexão teórica que posiciona a autenticidade como conceito nevrálgico. Considerando a tendência crescente da “expansão do horizonte gastronómico”, esta abordagem é relevante porque identifica novas questões de governança, preservação dos territórios, existência de redes alimentares, éticas e sustentáveis e o papel estratégico da gastronomia na marca dos destinos.

O artigo explicita e estabelece novas conexões temáticas, apontando caminhos futuros, a partir de abordagens mais integradas, que permitam reconhecer e valorizar a autenticidade dos destinos de turismo gastronómico e identificar vantagens competitivas.

Publicado
2024-10-22
Como Citar
Simões, S., Pais, A. P., Cunha, V. M., & Vasconcelos, S. (2024). Autenticidade, Paisagens Alimentares e Marca dos Destinos. Revista Turismo & Desenvolvimento, 46, 61-83. https://doi.org/10.34624/rtd.v46i0.34513
Secção
Artigos