Avaliação de Políticas Públicas de Turismo

Uma revisão de bibliométrica da literatura de 2003 a 2023

Palavras-chave: Políticas Públicas, Turismo, Revisão bibliométrica, Bibliometrix, Mapeamento teórico

Resumo

Apesar da importância do papel da avaliação das políticas públicas de turismo como instrumento de relação do Estado com a sociedade como forma de melhorar as ações públicas, visando o bem-estar nas comunidades em que esta atividade se desenvolve, os estudos com resultados práticos que podem servir como modelos para outras regiões, respeitando as idiossincrasias territoriais, ainda são limitados. Este artigo tem como o objetivo de mapear as contribuições da literatura internacional sobre as concepções e realização da avaliação de políticas públicas de turismo nos últimos 20 anos, com ênfase nos aportes mais recentes. A investigação apresenta base teórica assentada em revisão bibliométrica utilizando o software bibliometrix com dados coletados das bases Web of Science e Scopus.  A utilização dessa metodologia permitiu evidenciar os principais estudos e estruturas conceituais, assim como perceber como o tema tem se desenvolvido de 2003 a 2023. A partir dos resultados apresentados, viu-se como os estudos relacionados à temática sugerem uma tendencia futura de abordar de forma intrínseca e integrada questões como sustentabilidade, participação social e governança como pilares para o desenvolvimento do turismo.

Biografias do Autor

Maria Sâmia de Oliveira, Universidade de Santiago de Compostela e Instituto Federal de Educação do Ceará

Maria Sâmia de Oliveira é mestra em Avaliação em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará (2019), doutorado, em andamento, pela Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha. Ocupa o cargo de Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação do Ceará e ocupou a função de Chefe do Departamento de Ensino no campus Itapipoca, nos anos de 2017 a 2021, tendo sido Coordenadora pedagógica e de Ensino na mesma instituição. Foi professora do quadro efetivo do Governo do Estado do Ceará e possui experiência na formação continuada de professores do ensino médio, gestão educacional, gestão pública e prestação de contas de recursos públicos. Tem interesse na área de desenvolvimento, com ênfase em desenvolvimento regional com estudo nos seguintes temas: turismo, políticas públicas, gestão participativa, controle social e faz parte do grupo de pesquisa Turismo, Economia e Sustentabilidade - GTES, da Universidade Estadual do Ceará.

Jakson Renner Rodrigues Soares, Universidade da Coruña, Departamento de Empresas, Faculdade de Turismo

Jakson Renner Rodrigues Soares é doutor em planejamento turístico pela Universidade de A Coruña, Santiago e Vigo, e pós-doutor pela UECE, por meio de um projeto financiado pela FUNCAP. É professor de gestão de negócios em turismo na Universidade Estadual do Ceará (Brasil) e no Departamento de Negócios da Universidade de A Coruña UDC (Espanha).

Xosé M. Santos Solla, Universidade de Santiago de Compostela

Xosé Manuel Santos Solla é professor de Geografia na Faculdade de Geografia e História da Universidade de Santiago de Compostela. É responsável pelo Grupo de Pesquisa em Território e Meio Ambiente (Equipe, GI-2178), vinculado ao Instituto de Estudos e Desenvolvimento da Galícia (IDEGA). Também foi responsável pelo Grupo ANTE de Análise Territorial da mesma faculdade. Seus interesses de pesquisa incluem a geografia do turismo (gestão e planejamento) e a exclusão social.

Publicado
2024-05-22
Como Citar
de Oliveira, M. S., Soares, J. R., & Solla, X. (2024). Avaliação de Políticas Públicas de Turismo. Revista Turismo & Desenvolvimento, 45, 85-105. https://doi.org/10.34624/rtd.v45i0.33181
Secção
Artigos