Eventos e promoção do destino: Uma análise às redes sociais das comissões vitivinícolas, em Portugal, em tempo de pandemia

  • Ana Sofia Duque
  • Maria de Lurdes Correia Martins
Palavras-chave: Promoção do destino, organização de evento, Comissões Vitivinícolas Regionais, pandemia, análise de redes sociais

Resumo

O crescente sucesso e utilização das redes sociais levam a que as empresas as utilizem como um instrumento de divulgação e promoção. Portugal é um importante destino turístico e um elemento distintivo da sua oferta é a "Gastronomia e Vinhos", abrangendo o país 14 regiões vitivinícolas com características diferentes. O objetivo deste estudo é analisar as publicações e atividades desenvolvidas pelas 14 Comissões Vitivinícolas Regionais (CVR), no que concerne ao planeamento de eventos e à promoção turística da região durante o período da pandemia COVID-19, com base na informação disponibilizada nas redes sociais Facebook e Instagram. Foi realizada uma análise de conteúdo de todas as publicações
feitas nas referidas redes sociais, entre março de 2020 e dezembro de 2021. É possível constatar que as 14 CVR analisadas têm presença online nas redes sociais. Contudo, é possível distinguir níveis muito diferentes de desenvolvimento de conteúdo. Quanto aos eventos promovidos pelas CVR, destacam-se os comerciais e institucionais (ex. provas de vinhos), seguidos dos técnicos e cientícos (ex. webinars e workshops). Relativamente à promoção turística, as publicações são muito diversas e contemplam sugestões de visita à região, ao património existente, aos produtores e aderentes das rotas de vinhos e aos seus espaços de enoturismo. Implicações do estudo para agentes de enoturismo são discutidas.

Publicado
2023-07-27
Como Citar
Duque, A. S., & Martins, M. de L. (2023). Eventos e promoção do destino: Uma análise às redes sociais das comissões vitivinícolas, em Portugal, em tempo de pandemia. Revista Turismo & Desenvolvimento, 43, 165-180. https://doi.org/10.34624/rtd.v43i0.33010
Secção
Artigos