A experiência turística associada ao sal

  • Paula Silva
  • Maria João Carneiro
Palavras-chave: Experiência turística, dimensões, fatores influenciadores, sal, produtos locais

Resumo

Apesar da importância da oferta de experiências turísticas memoráveis e do aumento da investigação neste domínio, há poucos estudos neste âmbito que se focam em produtos locais, não se conhecendo investigação sobre a experiência turística associada ao sal. Contudo, o sal, produto alimentar fundamental na maioria da gastronomia e associado a uma produção tradicional peculiar, marca as paisagens e a identidade de alguns destinos turísticos. Este estudo pretende caraterizar a experiência turística associada ao sal, identificando as suas dimensões e os fatores que a influenciam. Utilizando a netnografia, analisam-se 296 comentários relativos a produtos turísticos relacionados com o sal oferecidos em Portugal por diversas empresas, publicados no Tripadvisor entre setembro de 2013 e maio de 2021.
Os resultados revelam que as dimensões das experiências turísticas relacionadas com o sal mais referidas pelos visitantes foram a emocional, seguida da comportamental. Os fatores influenciadores mais referidos foram outras atrações relacionadas com o sal (ex. spas, museus), seguidos da paisagem associada ao sal. O estudo mostra ainda que o impacte das dimensões da experiência e dos fatores, na experiência global, varia consoante as dimensões e os fatores. Apresentam-se conclusões e implicações para gestores de destinos e organizações que oferecem produtos turísticos relacionados com o sal.

Publicado
2023-07-27
Como Citar
Silva, P., & Carneiro, M. J. (2023). A experiência turística associada ao sal. Revista Turismo & Desenvolvimento, 43, 49-66. https://doi.org/10.34624/rtd.v43i0.32989
Secção
Artigos