Modelos de negócio da restauração

Que estratégias para preservar os Patrimónios Alimentares regionais?

Palavras-chave: Turismo Gastronómico, Restauração Tradicional, Patrimónios Alimentares, Business Model Canvas, Porto

Resumo

Partindo da tese de que a cultura e as tradições também se servem à mesa, este trabalho visa descobrir as estratégias de negócio utilizadas por 33 restaurantes da região do Porto para promover a gastronomia regional e a atratividade do destino turístico, usando para o efeito o quadro analítico do Business Model Canvas.  Os resultados revelam ofertas gastronómicas autênticas baseadas nas heranças culinárias familiares, a utilização de recursos locais com benefícios para as comunidades, fortes relações com os clientes e a colaboração no sentido da sustentabilidade das marcas regionais. No sentido de robustecer o turismo gastronómico, os empresários sublinharam a necessidade de alargar o fortalecimento dos seus conhecimentos associados aos Patrimónios Alimentares via ações de formação e a implementação da certificação de autenticidade das suas cozinhas tradicionais.

Biografias do Autor

Josefina Olívia Salvado, Govcopp e DIAITA

Josefina Salvado é docente na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Departamento de Geografia e Turismo), possuindo: Doutoramento em Turismo (UA-Universidade de Aveiro); Mestrado em Gestão e Desenvolvimento em Turismo (UA); MBA em Marketing (IESF - Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais); Licenciatura em Auditoria (UA-ISCAAv) e Licenciatura em Economia (Universidade de Coimbra – Faculdade de Economia). Frequenta o Doutoramento em Patrimónios Alimentares, Culturas e Identidades (Universidade de Coimbra – Faculdade Letras).

Investigadora integrada no CECH (Centro de Estudos Clássicos e Humanidades da Universidade de Coimbra) no Projeto DIAITA e investigadora associada da GOVCOPP (Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas - Turismo) vinculada à Universidade de Aveiro.

Está integrada no Projeto Internacional Olive4All - Olive Heritage for Sustainable Development: Raising Community Awareness of Living Heritage (Instituto Politécnico de Leiria). Foi investigadora nos projetos INNOVINE&WINE (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), CREATOUR (CIDEHUS - Universidade Évora) e ”TWINE – Co-creating sustainable Tourism & WINe Experiences in rural areas” (Universidade de Aveiro).

Elisabeth Kastenholz, Universidade Aveiro

– (Doutora em Turismo pela Universidade de Aveiro). Professora Associada no Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro, onde leciona disciplinas da área do Turismo e Marketing e é Coordenadora da área científica de Turismo. É membro da Unidade de Investigação GOVCOPP (Governança, Competitividade e Políticas Públicas), da Deutsche Gesellschaft für Tourismuswissenschaft e.V. e da Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais. Coordenou e participou em vários projetos de investigação nos domínios do turismo rural – com destaque para o Projeto ORTE (A Experiência Global em Turismo Rural e Desenvolvimento Sustentável e Comunidades Locais em Portugal) –, turismo acessível (Lousã acessível) e sénior (INATEL), bem como em cooperação transfronteiriça em turismo (Projeto MIT Região Centro–Castilly y León) e TWINE (TWINE – Co-creating sustainable Tourism & Wine Experiences in rural areas).[elisabethk@ua.pt].

Publicado
2024-05-22
Como Citar
Salvado, J., & Kastenholz, E. (2024). Modelos de negócio da restauração. Revista Turismo & Desenvolvimento, 45, 59-83. https://doi.org/10.34624/rtd.v45i0.32616
Secção
Artigos