Analyzing Hotel Attributes for Business Tourism in Portugal

A Comprehensive Study Utilizing Literature Review, Data Analysis, and Geographic Mapping

Palavras-chave: Hotéis de negócios, Atributos, Viagem de negócios, Turismo de negócios, Equipamentos de lazer

Resumo

O principal objetivo deste estudo consiste em identificar os principais atributos hoteleiros que são mais valorizados pelos turistas de negócios. Em primeiro lugar, foi realizada uma revisão da literatura, seguidamente os investigadores analisaram um conjunto de características dos hotéis inscritos no Registo Nacional do Turismo em Portugal para perceber como respondem às necessidades do turismo de negócios. Além disso, o estudo investigou as avaliações dos hóspedes desses hotéis usando as avaliações da Booking.com e a linguagem de programação Python. Análises univariadas e multivariadas foram realizadas em variáveis relevantes, e a ferramenta QGIS foi usada para mapear a distribuição de hotéis de negócios no território. A análise revelou que um conjunto de atributos, como qualidade superior de serviço, disponibilidade de comodidades para viajantes de negócios (como espaços de trabalho, salas de reunião e conectividade) e oportunidades de lazer e recreio, são frequentemente associados a hotéis de negócios. Este trabalho de investigação contribui para auxiliar na gestão hoteleira e, mais concretamente, nos processos de tomada de decisões de investimento, fornecendo informações sobre os atributos mais valorizados nos hotéis de negócios e que poderão ajudar no posicionamento estratégico junto deste segmento de mercado.

Publicado
2024-05-22
Como Citar
Martins, A., Silva, L., & Marques, J. (2024). Analyzing Hotel Attributes for Business Tourism in Portugal. Revista Turismo & Desenvolvimento, 45, 43-57. https://doi.org/10.34624/rtd.v45i0.32038
Secção
Artigos