O papel da qualidade de vida, comunicação e imagem afetiva no WOM dos residentes na promoção turística

  • Adriana José de Oliveira
  • Luísa Paula Augusto
  • Pedro Manuel do Espírito Santo
  • Sara Cristina Valente dos Santos
Palavras-chave: Comunicação, bem-estar físico, qualidade de vida, imagem afetiva, WOM

Resumo

Ao residir num território, o cidadão experiencia a cidade, constrói emoções e vive a sua cidade de forma única. Com a evolução do turismo e aumento da competitividade entre destinos turísticos, o word of mouth (WOM) tornou-se cada vez mais um método estratégico a ser potenciado pelas entidades turísticas e destinos. Em específico, o WOM que os residentes fazem das suas cidades torna-se cada vez mais relevante para as cidades captarem ainda mais turistas. Assim, realizou-se um estudo com uma amostra de 428 indivíduos que, através de equações estruturais identificou o papel da qualidade de vida dos residentes, da comunicação e da imagem afetiva no WOM. Esta investigação revela que é importante melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e definir uma estratégia de comunicação eciente com o objetivo de que os residentes nas cidades realizem cada vez mais word of mouth positivo dos seus territórios.

Publicado
2023-03-15
Como Citar
Oliveira, A., Augusto, L., Santo, P. M., & Santos, S. C. (2023). O papel da qualidade de vida, comunicação e imagem afetiva no WOM dos residentes na promoção turística. Revista Turismo & Desenvolvimento, 40, 175-184. https://doi.org/10.34624/rtd.v40i0.31534
Secção
Artigos