Attributes associated with the glamping concept. An empirical study

Palavras-chave: Glamping, campismo, experiência, natureza, gastronomia, alojamento

Resumo

O glamping surge como um conceito inovador capaz de reunir as vantagens do campismo, anulando as questões negativas que lhe estão tradicionalmente associadas. Este tema é justificado pela tendência crescente constatada em todo o mundo, a qual poderá servir para retirar o campismo da fase de estagnação onde se encontra. O presente estudo pretende colmatar uma significativa ausência de material científico sobre o glamping em Portugal e identificar a importância dos atributos que definem este conceito: Natureza; Alojamento; Gastronomia; Serviço e Experiência. Assim, tendo como foco os parques de campismo inseridos na Área Metropolitana do Porto, procedeu-se à recolha de dados através de um questionário original, permitindo obter uma amostra por conveniência composta por 201 campistas. Testada a validade por análise fatorial, foi assumida uma estrutura unidimensional nos atributos Natureza, Gastronomia e Serviço e uma estrutura bidimensional dos atributos Alojamento e Experiência. Dos atributos analisados, o que recolheu o valor mais alto de importância foi o que aferia as questões relacionadas com a "Natureza", logo seguido do atributo "Serviço" e "Alojamento_Comodidades". Este resultado confirma a base onde assenta o conceito de glamping. As hipóteses aferiram que, no seio dos campistas, não existem diferenças significativas das importâncias atribuídas entre o nível de experimentação e o género, facto que não se confirmou nas questões da idade e das habilitações literárias. Concluiu-se igualmente que a importância atribuída ao serviço aumenta em função do valor disposto a
pagar pelo campista, por noite numa unidade de glamping.

Publicado
2023-03-11
Como Citar
Liberato, P., Coelho, J., & Liberato, D. (2023). Attributes associated with the glamping concept. An empirical study. Revista Turismo & Desenvolvimento, 40, 9-21. https://doi.org/10.34624/rtd.v40i0.31406
Secção
Artigos