Percurso pelos cemitérios do Porto

apontamentos para uma leitura da cidade

  • Aline Silva Santos Universidade de São Paulo; Instituto Federal de São Paulo; Universidade do Porto
  • Teresa Portela Marques
Palavras-chave: Porto, turismo cemiterial, cemitério, cidades

Resumo

Equipamentos fundamentais para os agrupamentos urbanos, os cemitérios comportam espaços que, além das funções de disposição e homenagem aos mortos, permitem uma apreensão de dados históricos, culturais e artísticos do contexto nos quais estão inseridos. Assim, pode-se dizer que é possível ler uma cidade sob a ótica de seus cemitérios. Deste modo, são espaços passíveis de atividade turística, e o turismo cemiterial é uma prática já consolidada em diversos países, a qual vem se desenvolvendo também em Portugal.

O Porto, que possui o turismo como uma atividade relevante para seu movimento econômico, é a única cidade portuguesa que possui cemitérios que constam na Europeans Cemeteries Route. Tal status é explorado principalmente no que se refere às figuras históricas que lá estão inumadas e ao material artístico-arquitetônico, com valor estético-histórico, composto sobretudo por seus jazigos, capela e estatuária.

A se considerar que o Porto possui 12 cemitérios, e que há outros aspetos que também podem ser significativos nestes locais, o presente artigo se propõe, a partir de um percurso pelos seus cemitérios, apresentar impressões e tecer uma reflexão de como estes locais podem oferecer uma leitura de onde se inserem, em um diálogo entre cemitério e cidade. Para tanto, foi utilizado como método revisão sistemática da literatura aliada a visitas a campo por meio de caminhadas etnográficas.

Publicado
2023-11-30
Como Citar
Santos, A., & Marques, T. (2023). Percurso pelos cemitérios do Porto. Revista Turismo & Desenvolvimento, 44, 365-390. https://doi.org/10.34624/rtd.v44i0.31251
Secção
Artigos