Estratégias de inovação utilizadas pelas pequenas e médias empresas frente a pandemia: Um estudo no Brasil e Colômbia

Palavras-chave: Inovação em PMEs, Pandemia Covid-19, Estratégias de gestão

Resumo

O estudo tem por objetivo identificar as estratégias de inovação utilizadas pelas pequenas e médias empresas do Brasil e Colômbia, no enfrentamento da pandemia Covid-19. A coleta de dados foi realizada por meio de survey, de forma concomitante em empresas brasileiras e colombianas. A coleta de dados ocorreu por meio de aplicação de questionário estruturado a 82 empresas do segmento de hotelaria, bares e restaurantes. Os resultados indicam que as estratégias de inovação adotadas pelas empresas para manter a continuidade das atividades, frente ao contexto pandêmico, foram de comunicação e marketing, com publicidade em mídias digitais e implementação do uso de aplicativos e ferramentas de comunicação (facebook, instagram e whatsApp); bem como inovação de processos, com adequação no fluxo de atividades operacionais e atendimento (serviço de delivery). Por outro lado, pode-se observar que a pandemia, trouxe impactos negativos nas relações de trabalho, refletindo em alterações nas rotinas de trabalho e adequações nos contratos trabalhistas, incluindo ações de demissão, redução salarial, antecipação de férias e suspensão temporária de contratos. Esse impacto poderia ser ainda mais negativo, caso as empresas estudadas não tivessem implementado estratégias de inovação. De forma geral, constatou-se similaridade nas estratégias de inovação entre as empresas brasileiras e colombianas.

Biografias do Autor

Antonio Zanin, UFMS

Doutor em Engenharia de Produção pela UFRGS, Professor do Programa de Mestrado em Contabilidade da UFMS.

Cleunice Zanella, Unochapecó

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora titular da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Brasil.

Publicado
2023-11-30
Como Citar
Kruger, S., Zanin, A., Fandiño Isaza, J. R., Márquez, V., & Zanella, C. (2023). Estratégias de inovação utilizadas pelas pequenas e médias empresas frente a pandemia: Um estudo no Brasil e Colômbia. Revista Turismo & Desenvolvimento, 44, 405-419. https://doi.org/10.34624/rtd.v44i0.30915
Secção
Artigos