Atitudes e perceções de estudantes do ensino superior sobre a utilização de robôs no turismo e hospitalidade
Resumo
A investigação sobre a inteligência artificial, a robótica e a automação de serviços nos diferentes setores de atividade, tem vindo a crescer rapidamente nos últimos anos e o setor do turismo não é exceção. A utilização de robôs tem vindo a afetar significativamente o processo de prestação de serviços, moldando as necessidades dos clientes e levando as suas experiências a um nível totalmente novo. A presença de robôs em espaços públicos e privados, é utilizada pelos stakeholders do turismo para melhorar as suas operações e desempenho, garantindo a consistência dos seus standards de serviço. Porém, continua a haver barreiras na adoção da robótica num setor que se diz de “pessoas para pessoas”. Com esta investigação de cariz exploratório, pretende-se perceber as atitudes e perceções de futuros profissionais relativamente à presença e utilização da robótica no turismo. O estudo contou com a participação de estudantes do Politécnico da Guarda de vários cursos. Os resultados podem refletir alguma resistência na implementação de robôs no setor turístico. São também indicadas as tarefas consideradas como mais adequadas a serem desempenhadas pelos robôs. O ensino superior, especialmente na área do turismo, deverá desempenhar o seu papel como agente de mudança. Assim estaremos a preparar os futuros profissionais, para coabitar, de forma consistente e sustentável, com os seus congéneres, não humanos.