Nível de Acessibilidade da oferta turística: uma revisão sistemática de literatura

Palavras-chave: Turismo acessível, agentes da oferta turística, pessoas com incapacidade (PcI), barreiras, nível de acessibilidade, revisão sistemática da literatura.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o conhecimento existente em torno do nível de acessibilidade da oferta turística. Neste contexto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura sobre este tema, resultando na análise de um total de 38 artigos científicos, selecionados na base de dados Scopus. Os resultados desta pesquisa evidenciam que o número de estudos sobre o nível de acessibilidade da oferta turística é ainda muito limitado, apesar da relevância crescente do mercado do turismo acessível e do reconhecimento da necessidade de a oferta turística oferecer produtos adaptados às necessidades, não só por constituir uma excelente vantagem competitiva, mas também por uma questão de responsabilidade social. Verifica-se igualmente que, apesar dos agentes da oferta turística revelarem uma preocupação crescente sobre a relevância em oferecer produtos turísticos acessíveis, ainda existem muitos requisitos de acessibilidade que não são oferecidos pelos agentes da oferta turística, não apenas em termos de acessibilidade física, mas também ao nível da informação disponibilizada e das atitudes dos profissionais do setor. O artigo termina com sugestões de investigação futura nesta área.

Publicado
2023-05-26
Como Citar
Rosário, T., Eusébio, C., & Devile, E. (2023). Nível de Acessibilidade da oferta turística: uma revisão sistemática de literatura. Revista Turismo & Desenvolvimento, 41, 471-485. https://doi.org/10.34624/rtd.v41i0.30765
Secção
Artigos