Produtos tradicionais certificados e o seu uso nos empreendimentos turísticos

Um estudo no concelho de Viseu

  • Ana Sofia Carreira Duque ESTGV - Instituto Politécnico de Viseu
  • Maria Lúcia Pato
Palavras-chave: produtos certificados, produtos tradicionais, empreendimentos turísticos, comunicação, Viseu

Resumo

Numa altura em que os turistas procuram cada vez mais viver experiências turísticas memoráveis, a gastronomia, no geral, e os produtos tradicionais, em particular, podem ser contributos valiosos para alcançar esse propósito.

O principal objetivo desta investigação passa pelo levantamento e análise dos empreendimentos turísticos registados no concelho de Viseu, que incluem nas suas refeições algum produto tradicional certificado, produzido na Região do Dão. Outro dos objetivos da investigação diz respeito à análise da comunicação que é feita entre os empreendimentos turísticos e os turistas, no que diz respeito aos produtos tradicionais.

Para alcançar os objetivos definidos foi utilizada uma metodologia qualitativa, com recurso à técnica de inquérito por questionário, aplicado a todos os empreendimentos turísticos registados no concelho de Viseu.

Foram identificados 31 empreendimentos turísticos no concelho de Viseu e 7 produtos certificados na região do Dão. A maioria dos empreendimentos utiliza pelo menos um dos produtos certificados nas refeições que servem aos turistas, sendo os mais comuns o Queijo Serra da Estrela DOP e o Vinho do Dão DOP. Quanto à comunicação esta é feita principalmente através dos funcionários do alojamento, que durante o serviço falam sobre o produto e as suas características.

Publicado
2023-05-26
Como Citar
Duque, A. S., & Pato, M. L. (2023). Produtos tradicionais certificados e o seu uso nos empreendimentos turísticos. Revista Turismo & Desenvolvimento, 41, 317-330. https://doi.org/10.34624/rtd.v41i0.30045
Secção
Artigos