Produtos certificados na génese de rotas turísticas

Uma oportunidade para conhecer a Região Centro

  • Ana Sofia Duque ESTGV - Instituto Politécnico de Viseu
  • Cristina Barroco ESTGV - Instituto Politécnico de Viseu
  • Maria de Lurdes Martins ESTGV - Instituto Politécnico de Viseu
Palavras-chave: produtos alimentares certificados, rotas gastronómicas, rotas turísticas, região Centro, Portugal

Resumo

As rotas turísticas permitem aos visitantes conhecer um determinado território e envolver-se em atividades e experiências subordinadas a um tema comum. A criação destes itinerários é uma importante ferramenta de dinamização dos territórios e tem sido uma forte aposta por parte de vários concelhos e regiões em Portugal. Neste artigo será dado destaque às rotas gastronómicas, cujo principal objetivo é a promoção da gastronomia local e dos produtos endógenos característicos de um determinado território.
O ponto de partida para esta investigação foi a pesquisa de produtos alimentares certificados com Denominação de Origem Protegida (DOP), Indicação Geográfica Protegida (IGP) ou Especialidade Tradicional Garantida (ETG), associados à região em estudo, neste caso a região Centro de Portugal. Estes produtos tradicionais certificados são elementos-chave para o desenvolvimento da atividade turística, pois os turistas são cada vez mais exigentes, procuram produtos de maior qualidade, uma alimentação saudável e atividades que estimulem a sustentabilidade. Nesse sentido, a combinação entre rotas turísticas e produtos gastronómicos parece ser uma experiência com elevado potencial de crescimento.
O objetivo deste trabalho passa pela identificação de rotas turísticas existentes, que tenham como tema um ou mais produtos alimentares certificados. O foco do estudo é a região Centro de Portugal.

Publicado
2023-05-26
Como Citar
Duque, A. S., Barroco, C., & Martins, M. de L. (2023). Produtos certificados na génese de rotas turísticas. Revista Turismo & Desenvolvimento, 41, 303-315. https://doi.org/10.34624/rtd.v41i0.30039
Secção
Artigos