A dimensão turística do geocaching: Uma análise a partir da rede de geocaching de Pampilhosa da Serra

  • Luiz Alves Universidade de Coimbra
  • Paulo Carvalho Universidade de Coimbra
Palavras-chave: Geocaching, turismo, Pampilhosa da Serra

Resumo

O geocaching, enquanto atividade de lazer e recreação tem registado desde o seu surgimento, nas últimas duas décadas, um número crescente de utilizadores (geocachers) e de oferta (geocaches), com praticantes e recipientes (containers) em todos os Continentes e em praticamente todos os países. Reconhecendo a importância do geocaching diversos atores ou gestores de produtos turísticos têm implementado redes temáticas de geocaching, com o propósito de aumentar a realidade instalada nos seus territórios, diversificar e/ou complementar a oferta turística e, também, para aumentar o tempo de permanência dos visitantes nos territórios.
Em resultado da perceção da relevância do geocaching na valorização e diversificação do produto turístico, a Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra (Centro de Portugal) estruturou, desde 2017, uma rede de geocaching, associada aos seus nove percursos pedestres homologados, com geocaches ao longo de oitenta e quatro quilómetros de trilhos sinalizados, a qual revela resultados significativos na compreens ão da importância desta atividade para o desenvolvimento da atividade turística municipal.

Publicado
2022-02-08
Como Citar
Alves, L., & Carvalho, P. (2022). A dimensão turística do geocaching: Uma análise a partir da rede de geocaching de Pampilhosa da Serra. Revista Turismo & Desenvolvimento, 38, 281-296. https://doi.org/10.34624/rtd.v38i0.27484
Secção
Artigos