Satisfaction and loyalty evaluation towards health and wellness destination

  • Dália Liberato
  • Filipa Brandão
  • Ana Sofia Teixeira
  • Pedro Liberato Escola Superior de Hotelaria e Turismo - Instituto Politécnico do Porto

Resumo

Na atualidade, os destinos turísticos de sucesso devem oferecer diversidade e novos produtos turísticos, abordando nichos de interesse especial, onde é possível enquadrar o turismo de saúde e bem-estar, com especial ênfase para o turismo termal. Tem-se observado algumas mudanças no que se refere ao tipo de cliente, tratamentos, produtos e serviços disponibilizados, como estratégia de superação de desequilíbrios no bem-estar físico e psicológico, diagnosticados no consumidor. É nas estâncias termais, com oferta de tratamentos de recuperação do corpo e da mente, complementares aos tratamentos clássicos, que os indivíduos recuperam o seu bem-estar e, consequentemente, melhoram a sua qualidade de vida. A investigação, baseada na recolha de dados quantitativos a uma amostra de 201 termalistas do norte e centro de Portugal, em pleno contexto pandémico (COVID’19), confirmou que o perfil sociodemográfico dos termalistas influencia as escolhas dos serviços disponibilizados; os aspetos mais valorizados na seleção do estabelecimento termal influenciam o grau de satisfação relativamente à viagem e experiência termal e intenção de recomendar e revisitar o destino; e, a satisfação geral com o destino termal influencia significativamente a fidelização ao destino de saúde e bem-estar. São identificados contributos relativos à qualidade e variedade dos tratamentos, das infraestruturas, do preço, da localização, acesso e atendimento, e necessidade de desenho e propostas de produtos dirigidos a mercados-alvo identificados.

Publicado
2021-09-15
Como Citar
Liberato, D., Brandão, F., Teixeira, A. S., & Liberato, P. (2021). Satisfaction and loyalty evaluation towards health and wellness destination. Revista Turismo & Desenvolvimento, 36(2), 9-24. https://doi.org/10.34624/rtd.v2i36.24679
Secção
Artigos